Pular para o conteúdo principal

Saiba qual é a melhor hora para tomar banho

Um banho morno à noite é a melhor pedida. Mas o banho matinal também tem seus benefícios

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite.

Apesar do banho matinal também ter seus benefícios, tomar banho antes de dormir é importante. “Ir para a cama limpo ajuda o metabolismo a separar o dia da noite”, explicou Nancy.

Manhã ou noite?

Algumas pessoas defendem os efeitos energizantes do banho pela manhã. A água tem o poder de acordar o corpo e prepará-lo para a rotina. Já alguns preferem finalizar o dia com um banho quente e relaxante. Além disso, não é recomendável ir dormir com a sujeira da rua. Você deve, pelo menos, lavar os pés antes de dormir.

Sem dúvidas, existem benefícios em ambos. “O banho matinal realmente permite tempo para meditar e se reagrupar antes de começar um dia longo e agitado. A meditação pode diminuir a inflamação da pele ao manter os níveis do hormônio cortisol estáveis”, disse Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Se você precisa se depilar no banho, a especialista explicou que a melhor hora do dia para fazê-lo é depois de acordar, pois você estará mais desperto, calmo e terá menos probabilidade de se machucar. “É de manhã que você tem uma onda de plaquetas no sangue, que participam do processo de coagulação (cicatrização).”

A pele também parecerá melhor de manhã depois de um banho. “Nossa pele está no seu melhor depois de uma rotina de cuidados feita de manhã”, disse Yen Reis, fundadora da Skin Laundry, clínica norte-americana de estética. “É uma prioridade antes de enfrentar possíveis radicais livres, levando em conta a exposição do sol, da poluição e de detritos que inevitavelmente atacam nossa pele quando saímos de casa”.


As células da pele, tendo relaxado durante a noite, são estimuladas com o banho matinal, que é particularmente importante para pessoas que possuem pele oleosa e propensa à acne. No entanto, a água não pode estar muito quente. “Água morna é a melhor pedida. Enquanto o banho de manhã pode fazer sua pele parecer mais saudável, a água quente demais pode conferir o efeito oposto, ainda pior para peles secas e sensíveis.”, explica Yen.

Mesmo com o cansaço, considere tomar um banho antes de dormir. “Pense no banho como um ritual pré-sono”, disse a médica. “Quanto melhor o sono, melhor seu cabelo e pele ficarão e o banho noturno ajuda nesse processo.”

Porém, se você gosta de tomar banho de manhã, é preciso tomar à noite também? Não necessariamente. O banho em excesso, na verdade, pode deixar a pele seca e piorar condições pré-existentes, segundo Mona. 

Sono e saúde

banho noturno também traz benefícios para pele, afirmam especialistas. É importante remover a maquiagem, a oleosidade e poluição acumulada na pele durante o dia, mas os benefícios vão muito além disso. Banhar-se antes de dormir contribui para a qualidade do sono.
Segundo Nancy, antes de se deitar, é preciso se sentir limpo. “Você esteve na rua o dia inteiro, você gostaria de levar toda a sujeira para seus lençóis?”, argumentou. “O banho é parte integral da preparação do sono. É o tempo de sair das redes sociais, afastar o celular e se dedicar ao seu corpo e se cuidar. É uma ótima oportunidade para meditar também.”

E novamente, água morna é o ideal: relaxa o corpo sem colocar a saúde da pele em risco.

Fonte: http://veja.abril.com.br/saude/saiba-qual-e-a-melhor-hora-para-tomar-banho/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...

Nova forma de carbono é dura como pedra e elástica como borracha

Visualização do carbono vítreo ultraforte, duro e elástico. A estrutura ilustrada está sobreposta em uma imagem do material feita por microscópio eletrônico. [Imagem: Timothy Strobel] Muitos carbonos O carbono é um elemento químico cujas possibilidades de rearranjo parecem ser infinitas. Por exemplo, os diamantes transparentes e superduros, o grafite opaco e desmanchadiço, o espetacular grafeno , todos são compostos exclusivamente por carbono. E, claro, temos nós, os seres humanos, formados em uma estrutura de carbono. E tem também o diamano , o aerografite e, agora, uma nova forma que parece ser um misto de tudo isso. Meng Hu e seus colegas das universidades Yanshan (China) e Carnegie Mellon (EUA) criaram uma forma de carbono que é, ao mesmo tempo, dura como pedra e elástica como uma borracha - e ainda conduz eletricidade. Essas infinitas possibilidades do carbono parecem ser possíveis porque a configuração dos seus elétrons permite inúmeras combinações de autoligação, dando or...

Receita de grafeno para micro-ondas: Cozinhe por 1 segundo

Óxido de grafeno Um dos grandes entraves ao uso prático do grafeno é a dificuldade de produzi-lo: não é fácil fazer uma camada de apenas um átomo de espessura e mantê-la pura e firme para que suas incríveis propriedades sejam exploradas em sua totalidade. Quando ganharam o  Nobel por seus trabalhos com o grafeno , Andre Geim e Konstantin Novoselov contaram que isolaram o material usando uma fita adesiva para retirar pequenas camadas de um bloco de grafite. O problema é que não dá para fazer desse jeito em escala industrial, ou mesmo retirar o grafeno intacto da fita adesiva para conectá-lo a eletrodos, por exemplo. Atualmente, o modo mais fácil de fazer grandes quantidades de grafeno é esfoliar o grafite - o mesmo material dos lápis - em folhas de grafeno individuais usando produtos químicos. A desvantagem é que ocorrem reações secundárias com o oxigênio, formando óxido de grafeno, que é eletricamente não-condutor e estruturalmente mais fraco. A remoção do oxigênio do ...