Pular para o conteúdo principal

Saiba qual é a melhor hora para tomar banho

Um banho morno à noite é a melhor pedida. Mas o banho matinal também tem seus benefícios

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite.

Apesar do banho matinal também ter seus benefícios, tomar banho antes de dormir é importante. “Ir para a cama limpo ajuda o metabolismo a separar o dia da noite”, explicou Nancy.

Manhã ou noite?

Algumas pessoas defendem os efeitos energizantes do banho pela manhã. A água tem o poder de acordar o corpo e prepará-lo para a rotina. Já alguns preferem finalizar o dia com um banho quente e relaxante. Além disso, não é recomendável ir dormir com a sujeira da rua. Você deve, pelo menos, lavar os pés antes de dormir.

Sem dúvidas, existem benefícios em ambos. “O banho matinal realmente permite tempo para meditar e se reagrupar antes de começar um dia longo e agitado. A meditação pode diminuir a inflamação da pele ao manter os níveis do hormônio cortisol estáveis”, disse Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Se você precisa se depilar no banho, a especialista explicou que a melhor hora do dia para fazê-lo é depois de acordar, pois você estará mais desperto, calmo e terá menos probabilidade de se machucar. “É de manhã que você tem uma onda de plaquetas no sangue, que participam do processo de coagulação (cicatrização).”

A pele também parecerá melhor de manhã depois de um banho. “Nossa pele está no seu melhor depois de uma rotina de cuidados feita de manhã”, disse Yen Reis, fundadora da Skin Laundry, clínica norte-americana de estética. “É uma prioridade antes de enfrentar possíveis radicais livres, levando em conta a exposição do sol, da poluição e de detritos que inevitavelmente atacam nossa pele quando saímos de casa”.


As células da pele, tendo relaxado durante a noite, são estimuladas com o banho matinal, que é particularmente importante para pessoas que possuem pele oleosa e propensa à acne. No entanto, a água não pode estar muito quente. “Água morna é a melhor pedida. Enquanto o banho de manhã pode fazer sua pele parecer mais saudável, a água quente demais pode conferir o efeito oposto, ainda pior para peles secas e sensíveis.”, explica Yen.

Mesmo com o cansaço, considere tomar um banho antes de dormir. “Pense no banho como um ritual pré-sono”, disse a médica. “Quanto melhor o sono, melhor seu cabelo e pele ficarão e o banho noturno ajuda nesse processo.”

Porém, se você gosta de tomar banho de manhã, é preciso tomar à noite também? Não necessariamente. O banho em excesso, na verdade, pode deixar a pele seca e piorar condições pré-existentes, segundo Mona. 

Sono e saúde

banho noturno também traz benefícios para pele, afirmam especialistas. É importante remover a maquiagem, a oleosidade e poluição acumulada na pele durante o dia, mas os benefícios vão muito além disso. Banhar-se antes de dormir contribui para a qualidade do sono.
Segundo Nancy, antes de se deitar, é preciso se sentir limpo. “Você esteve na rua o dia inteiro, você gostaria de levar toda a sujeira para seus lençóis?”, argumentou. “O banho é parte integral da preparação do sono. É o tempo de sair das redes sociais, afastar o celular e se dedicar ao seu corpo e se cuidar. É uma ótima oportunidade para meditar também.”

E novamente, água morna é o ideal: relaxa o corpo sem colocar a saúde da pele em risco.

Fonte: http://veja.abril.com.br/saude/saiba-qual-e-a-melhor-hora-para-tomar-banho/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used

Cerque-se de pessoas melhores do que você

by   Guilherme   on   6 de abril de 2015   in   Amigos ,  Valores Reais A vida é feita de  relações . Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um  legado útil  para os que vivem e os que ainda irão nascer. E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara  estritamente familiar  quanto na de  trabalho e negócios , pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza. Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir  alto grau de conhe