Pular para o conteúdo principal

Quais tecnologias quânticas você já usa. E quais usará no futuro

Quais tecnologias quânticas você já usa. E quais usará no futuroSegunda Revolução Quântica

A tecnologia quântica está destinada a compor o futuro no século 21?
O Professor Rainer Blatt, um físico quântico de renome internacional, líder de uma equipe que conta entre seus feitos o primeiro simulador quântico real e um processador quântico com 14 qubits, não tem nenhuma dúvida quanto a isso.
Na verdade, ele esclarece que se tratará de uma "Segunda Revolução Quântica".
Nesta entrevista ele esclarece o que a física quântica já representa em termos de tecnologia e quais avanços ele espera para os próximos anos.

A primeira revolução quântica estabeleceu os fundamentos físicos para desenvolvimentos como os chips de computador, lasers, ressonância magnética e tecnologias de comunicações. O que exatamente significa uma Segunda Revolução Quântica?

Blatt - Até agora, todas as tecnologias que você mencionou derivam sua utilidade da propriedade de onda sobre a qual a física quântica se baseia. Embora elas não sejam reconhecidas como tais, as tecnologias quânticas já estão, portanto, disponíveis e, sem elas, muitos dos nossos instrumentos não seriam possíveis.

A Segunda Revolução Quântica tira proveito do fenômeno do emaranhamento [ou entrelaçamento quântico, a propriedade de interconexão entre partículas mesmo depois que elas são separadas por qualquer distância]. Hoje, o emaranhamento é a base para muitas novas aplicações potenciais, como comunicações quânticas, metrologia quântica e computação quântica. A Segunda Revolução Quântica é geralmente entendida como sendo a realização dessas novas possibilidades.


Quais tecnologias quânticas você já usa. E quais usará no futuroQuanto tempo levará para que a Segunda Revolução Quântica produza aplicações e produtos comercializáveis?

Blatt - Aplicações e produtos comercializáveis já estão disponíveis no domínio das comunicações quânticas, o que significa que esses aparelhos já podem ser adquiridos no comércio e usados.
O uso do emaranhamento para a matéria - e não apenas para os fótons - irá transformar a metrologia, fornecendo sensores mais sensíveis e de resposta mais rápida.
Inicialmente, isso irá produzir processadores quânticos pequenos, e depois processadores quânticos grandes para uma ampla gama de aplicações, por exemplo simulações. Os processadores quânticos serão inicialmente usados para resolver uns poucos, mas importantes, problemas especiais, mas no futuro mais distante serão usados também para cálculos universais.

Na verdade, há nenhum obstáculo discernível para a concretização das tecnologias quânticas. Sistemas cada vez mais complexos estão sendo elaborados. Isto inclui o desenvolvimento e uso de novas tecnologias e métodos que anteriormente não eram possíveis. Conforme as tecnologias quânticas se tornarem mais amplamente disponíveis, as ideias para o seu uso e suas aplicações surgirão rapidamente.

Quais mudanças de grande alcance para a sociedade e para a economia você espera da Segunda Revolução Quântica?

Blatt - Inicialmente essas tecnologias vão levar a aplicações de computação maiores e melhores, o que vai gerar melhorias contínuas nas ciências.
É difícil prever qual será impacto de longo alcance na sociedade e na economia. As mudanças trazidas pelo desenvolvimento do laser foram igualmente imprevisíveis. No início de 1960, o laser ainda era visto como uma solução para um problema desconhecido. Hoje, pouco mais de cinquenta anos mais tarde, os lasers se tornaram uma parte indispensável das nossas vidas. Espero que as tecnologias quânticas se desenvolvam ao longo de linhas semelhantes.


A Segunda Revolução Quântica vai beneficiar somente países altamente desenvolvidos e regiões que investem pesadamente em pesquisa de ponta?

Blatt - Em última instância, todos serão beneficiados. Mas, como todos os desenvolvimentos, somente os países e regiões que desempenham um papel no desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas tecnologias irão inicialmente colher benefícios - incluindo lucros no sentido comercial.
Vamos precisar de pesquisa de ponta por algumas décadas, e isso implica um grau de compromisso financeiro, institucional e, acima de tudo, pessoal, a fim de explorar o potencial das tecnologias quânticas.


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quais-tecnologias-quanticas-voce-ja-usa-quais-usara-futuro&id=010150160706#.V300Za67OlM

Postado por Hadson Bastos
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...

Ferramenta na internet corrige distorções do mapa-múndi

Tamanho do Brasil em relação aos países europeus (Google/Reprodução) Com ajuda da tecnologia digital, é possível comparar no mapa o real tamanho de nações e continentes Os países do mundo não são do tamanho que você imagina. Isso porque é quase inviável imprimir nos mapas, planos, em 2D, as reais proporções das nações e dos continentes. Mas agora, com a ajuda da tecnologia moderna, as distorções do mapa-múndi podem ser solucionadas. É exatamente o que faz o site The True Size Of (em inglês, ‘o verdadeiro tamanho de’). Ao entrar na plataforma é possível verificar o real tamanho de um país, comparando-o com qualquer outro do planeta. Por exemplo, o Brasil sozinho é maior que mais de vinte países da Europa juntos (confira na imagem acima). Por que é distorcido? O primeiro mapa-múndi retratado como conhecemos é do alemão Martin Waldseemüller, feito em 1507, 15 anos depois dos europeus chegarem à América com Cristóvão Colombo em 1492. Na projeção, observa-se uma África muito maior...