Pular para o conteúdo principal

Como transformar a nanotecnologia em "big" tecnologia

Como transformar a nanotecnologia em
O objeto em escala macro tem uma estrutura fractal, com detalhes que exigem um microscópio para serem vistas.

Nanoimpressão 3D

Um dos grandes sonhos da nanotecnologia é construir as coisas "de baixo para cima", montando os objetos molécula por molécula, o que, em tese, permitiria fabricar qualquer tipo de material com as propriedades desejadas.

Xiaoyu Zheng, da Universidade da Virgínia, nos EUA, lembrou-se dessa ideia, deu uma olhada nas impressoras 3D e se perguntou: Por que não criar uma impressora 3D que seja precisa o suficiente para depositar não gotas, uma de cada vez, mas moléculas?

Ele ainda não chegou lá, mas já foi capaz de criar um processo que permite fabricar materiais metálicos nanoestruturados em grande escala, atingindo dimensões impensáveis para as técnicas da nanotecnologia e detalhes inatingíveis com as técnicas industriais.

Bioinspiração
Os materiais naturais - dos ossos humanos aos pés das lagartixas - são formados por estruturas que se organizam a partir da escala nanométrica, até formar objetos em macroescala.

Os materiais artificiais também são muito promissores: uma folha de grafeno, por exemplo, pode ser 100 vezes mais forte do que o aço. Mas simplesmente juntar essas folhas resulta em um material que é muito mais fraco do que as folhas individuais - e bem mais fraco do que o aço.

A nova técnica começa a resolver esse problema.
O processo atinge um controle sobre as dimensões do objeto que é nada menos do que 7 ordens de magnitude maior do que o obtido com as impressoras 3D convencionais.


Arquiteturas hierárquicas

Tudo começa com nanotubos ocos, que são organizados para formar estruturas hierárquicas tridimensionais, resultando em materiais que apresentam uma elasticidade à tensão 400% superior à que se consegue obter com as espumas metálicas ou cerâmicas.

A técnica, que gera redes hierárquicas 3-D de vários níveis, com características em nanoescala, poderá ser útil em qualquer aplicação que exija uma combinação de rigidez, força, baixo peso e alta flexibilidade - como estruturas aeroespaciais, armaduras flexíveis, veículos mais leves e baterias.

"Criar arquiteturas hierárquicas 3D com microdetalhes ao longo de sete ordens de magnitude na largura de banda estrutural não tem precedentes," disse o professor Zheng.
Além das aplicações estruturais, a nova técnica permitirá criar materiais inorgânicos multifuncionais, como ligas metálicas e cerâmicas com propriedades fotônicas. Suas grandes áreas superficiais poderão coletar a luz de todas as direções, o que poderá ser útil em painéis solares 3D, por exemplo.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=como-transformar-nanotecnologia-big-tecnologia&id=010165160720

Postado por Hadson Bastos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used

Cerque-se de pessoas melhores do que você

by   Guilherme   on   6 de abril de 2015   in   Amigos ,  Valores Reais A vida é feita de  relações . Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um  legado útil  para os que vivem e os que ainda irão nascer. E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara  estritamente familiar  quanto na de  trabalho e negócios , pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza. Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir  alto grau de conhe