Pular para o conteúdo principal

Sintetizado um nanocinto de carbono - depois de 60 anos de tentativas

Nanoanel de carbono - os átomos de carbono aparecem em laranja e cinza, e os átomos de hidrogênio em branco. [Imagem: ITbM/Nagoya University]
Nanocinto de carbono

Os químicos vêm tentando sintetizar nanocintos de carbono há mais de 60 anos, mas ninguém havia tido sucesso até agora.

Quem conseguiu o feito foi Guillaume Povie, trabalhando na Universidade de Nagoia, no Japão.

A expectativa é que esses nanocintos de carbono - há quem prefira nanocorreias ou mesmo nanoanéis - sirvam como molde para a construção de nanotubos de carbono de grandes comprimentos, permitindo que eles sejam tecidos para criar cordas superfortes.

O nanocinto mede 0,83 nanômetro de diâmetro e é composto por anéis de benzeno fundidos - por sua vez anéis aromáticos formados por seis átomos de carbono.

"Ninguém sabia nem mesmo se sua síntese orgânica era possível ou não. Contudo, eu tinha minha mente fixa na síntese dessa belíssima molécula," contou o professor Yasutomo Segawa, membro da equipe.

Fabricação de nanotubos

Embora possam por si sós inaugurar um novo ramo na pesquisa das nanoestruturas de carbono, os nanocintos são vistos como parte da família dos nanotubos - vá empilhando os nanocintos e o nanotubo vai crescendo aos poucos.

As técnicas atuais de síntese dos nanotubos produzem resultados muito inconsistentes, não apenas com tubos metálicos e semicondutores misturados, mas também com arranjos moleculares diferentes, diâmetros variados e protuberâncias nas laterais, o que vem impedindo seu uso prático.

A possibilidade de construir os nanotubos a partir de anéis individuais, montados uns sobre os outros, abre caminho para sua fabricação de forma precisa, consistente e em larga escala.

Estrutura do nanocinto (esquerda) e o material visto em macroescala. [Imagem: ITbM/Nagoya University]
Rumo ao mercado

A dificuldade em sintetizar nanocintos de carbono deve-se às suas energias de tensão extremamente elevadas. Isso ocorre porque o benzeno é estável na forma plana, mas fica instável devido à fusão para formação dos anéis.

A equipe resolveu este problema usando como precursor uma molécula de p-xileno, que é uma molécula de benzeno com dois grupos metila, e depois pacientemente traçando uma rota que consiste em nada menos do que 11 etapas.

Os nanoanéis de carbono apresentam-se como um sólido de cor vermelha e com uma profunda fluorescência. A análise por cristalografia de raios X revelou que o nanocinto tem uma forma cilíndrica, exatamente como os nanotubos de carbono.

A equipe pretende lançar seu material no mercado o quanto antes. "Estamos ansiosos para descobrir novas propriedades e funcionalidades do nanocinto de carbono [em colaboração] com pesquisadores de todo o mundo," disse Segawa.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanoanel-carbono&id=010165170607#.WT2AXOsrLIV

Postado por David Araripe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used

Cerque-se de pessoas melhores do que você

by   Guilherme   on   6 de abril de 2015   in   Amigos ,  Valores Reais A vida é feita de  relações . Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um  legado útil  para os que vivem e os que ainda irão nascer. E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara  estritamente familiar  quanto na de  trabalho e negócios , pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza. Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir  alto grau de conhe