Pular para o conteúdo principal

Laboratórios mais profundos do mundo - Parte III




A Universidade de Oulu, na Finlândia, opera o laboratório Cupp dentro da segunda mina mais profunda da Europa, a Mina Pyhasalmi, de onde são extraídos cobre e zinco.
Como a mina deverá se exaurir até o final desta década, a comunidade local criou o empreendimento Callio Lab (CLAB), para alugar espaço para instituições de pesquisas acadêmicas e industriais. O nível principal, a 1.420 metros de profundidade, abriga todos os equipamentos, escritórios e restaurantes - além da sauna mais profunda do mundo.
O Cupp é um desses inquilinos e seu experimento principal é o EMMA (Experiment with MultiMuon Array), projetado para estudar os raios cósmicos e múons de alta energia que atravessam a Terra, em busca de uma melhor compreensão das interações entre as partículas atmosféricas e cósmicas.
O Cupp também realiza algumas medições do fluxo de múons e faz pesquisas sobre radiocarbono para os futuros cintiladores líquidos que serão instalados no laboratório 2, a 1.430 metros de profundidade.

O Sanford Lab é o mais profundo laboratório de física subterrâneo dos Estados Unidos e está na antiga Mina de Ouro Homestake, em Dakota do Sul. Foi lá que Ray Davis fez sua experiência com neutrinos solares, que usou um fluido de limpeza a seco para contar neutrinos do Sol, o que lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 2002.
O experimento encontrou apenas um terço dos neutrinos que se esperava, um resultado que passou a ser conhecido como o "problema do neutrino solar". Em 1998, o Kamioka e o SNO descobriram as oscilações dos neutrinos, que provou que os neutrinos mudavam de um tipo para outro conforme viajam até a Terra.
A instalação abriga agora o experimento LUX, que está procurando a matéria escura), o Demonstrador Majorana, que pesquisa as propriedades dos neutrinos) e estudos geológicos, de engenharia e biológicos.
O Sanford Lab também será a sede do DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment), que usará detectores cheios com 70.000 toneladas de argônio líquido para estudar neutrinos enviados através da terra pelo Fermilab, a 1.480 km de distância.
Localizado em Modane, na França, acessível a partir do meio do túnel rodoviário de Fréjus, o laboratório multidisciplinar hospeda experimentos em física de partículas, nuclear e astrofísica, ciências ambientais, biologia e nano e microeletrônica.
As principais atividades de física fundamental do Modane Lab incluem o SuperNEMO e o Edelweiss, que estudam a física dos neutrinos e tentam detectar a matéria escura, respectivamente.
O laboratório também abriga experimentos internacionais em colaboração com o Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear, em Dubna, na Rússia e com a Universidade Técnica Checa, em Praga.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laboratorios-subterraneos-profundos&id=010130160714#.V4qlf_krLIV

Postado por David Araripe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...

Ferramenta na internet corrige distorções do mapa-múndi

Tamanho do Brasil em relação aos países europeus (Google/Reprodução) Com ajuda da tecnologia digital, é possível comparar no mapa o real tamanho de nações e continentes Os países do mundo não são do tamanho que você imagina. Isso porque é quase inviável imprimir nos mapas, planos, em 2D, as reais proporções das nações e dos continentes. Mas agora, com a ajuda da tecnologia moderna, as distorções do mapa-múndi podem ser solucionadas. É exatamente o que faz o site The True Size Of (em inglês, ‘o verdadeiro tamanho de’). Ao entrar na plataforma é possível verificar o real tamanho de um país, comparando-o com qualquer outro do planeta. Por exemplo, o Brasil sozinho é maior que mais de vinte países da Europa juntos (confira na imagem acima). Por que é distorcido? O primeiro mapa-múndi retratado como conhecemos é do alemão Martin Waldseemüller, feito em 1507, 15 anos depois dos europeus chegarem à América com Cristóvão Colombo em 1492. Na projeção, observa-se uma África muito maior...