Pular para o conteúdo principal

IEAMar


p2---area-externa---2.jpg 

 IEAMar – INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO MAR
PESQUISA INTERDISCIPLINAR
O principal objetivo da implantação do Instituto de Estudos Avançados do Mar na Unesp, em São Vicente, Litoral Paulista, é contribuir para o desenvolvimento desta área no Brasil, fornecendo subsídios para o avanço da pesquisa interdisciplinar voltado para a exploração do mar de forma sustentável.

A criação do IEAMar permite a interlocução entre os docentes/pesquisadores da Unesp com competência instalada nas áreas de geologia, oceanografia, gestão de recursos naturais, meio ambiente, além de recursos pesqueiros, permitindo o avanço do conhecimento em inter áreas e especialidades. Este arranjo científico contribuirá para a formação de uma rede de integração disciplinar e transdisciplinar de forma a desvendar um mundo progressivamente complexo, em função do conhecimento consolidado.

A pesquisa e desenvolvimento de áreas oceânicas e costeiras têm levado o Brasil a formular uma série de ações. Soma-se a isto uma extensa costa litorânea que compreende 8 mil km e poderia chegar ao controle jurisdicional sobre uma área marinha de 4,5 milhões de quilômetros quadrados. Isto representa mais da metade da área emersa do território brasileiro, que é de 8,5 milhões de km.

Para tanto, o conhecimento das características geográficas deste universo, aliada á potencialidade que isto significa em termos econômicos e sociais, inclui este tema como prioridade na exploração sustentável dos recursos do mar. O estudo da exploração do Mar também integra linhas de ação em Petróleo, Gás e Carvão Mineral, bem como Biodiversidade e Recursos Naturais.

CENTRO DE EXCELÊNCIA

A proposta tem como intuito trabalhar na fronteira do  conhecimento para a criação de um Instituto de Estudos Avançados do Mar, visando o avanço nas tecnologias de exploração e exploração mineral com alicerce em estudos  oceanográficos e geológicos; a criação de novos produtos à partir de estudos multidisciplinares da biodiversidade, e dos estudos de impacto ambiental, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico, e formulação de políticas públicas, que ofereçam apoio a intervenções sociais, na área em destaque, adequadas ao país.

Pretende-se que o Instituto de Estudos Avançados do Mar da Unesp seja um centro de excelência, com estrutura pública de qualidade, voltada à pesquisa e à extensão, que vai de encontro ás demandas atuais da sociedade como um todo e principalmente, de toda população que vive no litoral de São Paulo. Espera-se também que este se configure, em curto prazo, uma referência nacional e internacional em assuntos estratégicos correlacionados à exploração sustentável do mar.

POTENCIAL

O Instituto de Estudos Avançados do Mar da Unesp tem grande potencial de se tornar um local de referência nacional e internacional em diversos dos temas que lhe são afeitos. Em muitas áreas, como por exemplo, a da exploração do petróleo armazenado em rochas do chamado pré-sal, ainda há muito por se aprender com as novas tecnologias de ponta que estão em desenvolvimento. A falta de conhecimento e tecnologia é onde a Universidade tem grande competência para atuar, porque o novo conhecimento só pode ser construído pelas pessoas que possuem experiência em produzir Ciência, e esta é a competência da Unesp.


Fonte: http://www.unesp.br/portal#!/unesp-40-anos/institutos-especiais/ieamar/

Postado por Hadson Bastos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used...

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...