Pular para o conteúdo principal

Ondas gravitacionais são detectadas pela segunda vez


Simulação feita em computador de como seria a fusão de dois buracos negros, feita com dados do Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais (LIGO) 


Fenômeno previsto por Albert Einstein cem anos atrás e confirmado pela primeira vez em fevereiro foi novamente identificado

Cientistas afirmaram nesta quarta-feira (15) que detectaram, pela segunda vez, as ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein 100 anos atrás e confirmadas pela primeira vez em fevereiro. De acordo com os especialistas, que apresentaram os resultados das investigações na conferência anual da American Astronomical Society, a detecção das “dobras no espaço” não foi um acaso.


Segundo os pesquisadores, as ondas gravitacionais foram detectadas pelos aparelhos do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) e Virgo – aparelho europeu – no dia 26 de dezembro de 2015. O fenômeno resulta da fusão de dois buracos negros em um único e imenso abismo 1,4 bilhão de anos atrás.
Os detectores do LIGO estão localizados em Livingston, na Louisiana, e Hanford, no Estado de Washington. O detector de Louisiana percebeu as ondas primeiro, e o de Washington, 1,1 milissegundo mais tarde. Os cientistas usaram a diferença de tempo para calcular dados dos buracos negros e de sua fusão.
Segundo os pesquisadores, o primeiro sinal detectado refletia a fusão de buracos negros com massas de 29 e 36 vezes a do Sol. O segundo sinal é resultado da fusão de um par mais modesto, com massas de 14 e 8 vezes a do Sol. “Estamos começando a vislumbrar um tipo de informação astronômica nova, que só pode vir de detectores de ondas gravitacionais”, disse David Shoemaker, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o prestigioso MIT.

Primeira detecção – Em setembro de 2015, aparelhos do LIGO detectaram pela primeira vez as ondas gravitacionais. Os resultados das análises, no entanto, foram divulgados apenas em fevereiro deste ano. O acontecimento representou um marco na física e na astronomia, uma vez que essas minúsculas distorções no espaço-tempo – aquilo que os físicos descrevem metaforicamente como o tecido do universo, o ambiente dinâmico onde todos os acontecimentos transcorrem – eram a única parte da Teoria da Relatividade Geral de Einstein que ainda não havia sido confirmada pela ciência.

fonte: http://veja.abril.com.br/ciencia/ondas-gravitacionais-sao-detectadas-pela-segunda-vez/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used

Cerque-se de pessoas melhores do que você

by   Guilherme   on   6 de abril de 2015   in   Amigos ,  Valores Reais A vida é feita de  relações . Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um  legado útil  para os que vivem e os que ainda irão nascer. E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara  estritamente familiar  quanto na de  trabalho e negócios , pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza. Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir  alto grau de conhe