Pular para o conteúdo principal

Lente plana focaliza luz visível para enxergar além da luz

Lente de metamaterial 

As lentes planas já estavam prontas para revolucionar a fotografia, eliminando a grossura típica das câmeras e telescópios, com suas sequências de lentes tradicionais empilhadas, grossas e pesadas.
As possibilidades agora são ainda maiores, com a construção da primeira lente plana baseada em metamateriais capaz de funcionar com alta eficiência dentro do espectro de luz visível - cobrindo toda a gama de cores do vermelho ao azul. A inovação mereceu a capa da revista Science desta semana.
A metalente - uma lente de metamateriais - permite visualizar diretamente estruturas em nanoescala separadas por distâncias menores do que o comprimento de onda da luz.
Em outras palavras, ela permite ver coisas que não poderiam ser iluminadas pela luz visível porque as ondas da luz são grandes demais - sem a metalente, esses nano-objetos, por assim dizer, "escondem-se" nos picos ou nos vales da onda de luz, que passa por eles sem tocá-los.

Tecnologia revolucionária

Em vez dos vidros e cristais tradicionais, a lente plana é formada por uma matriz de nanoestruturas - uma metassuperfície - que desviam a luz que passa através delas. Cada nanoestrutura é essencialmente um pequeno guia de onda, que desvia a onda de uma forma muito específica, usando os mesmos princípios que levaram à construção dos mantos de invisibilidade.

"Esta tecnologia é potencialmente revolucionária porque trabalha no espectro visível, o que significa que ela tem a capacidade para substituir as lentes em todos os tipos de dispositivos, de microscópios até câmeras, de monitores a telefones celulares," disse o professor Federico Capasso, da Universidade de Harvard, nos EUA, cuja equipe esteve envolvida na construção das lentes para o Google Glass e de metassuperfícies que vêm revolucionando os instrumentos científicos.

"No futuro próximo, as metalentes serão fabricadas em grande escala por uma fração do custo das lentes convencionais, utilizando as fábricas que produzem microprocessadores e chips de memória em massa," acrescentou.


Lente de titânio

Para focalizar a luz vermelha, azul e verde - luz no espectro visível - a equipe precisou encontrar um material que não absorve e nem dispersa a luz. "Precisávamos de um material que confina fortemente a luz com um alto índice de refração. E, para que essa tecnologia fosse escalável, precisávamos de um material já utilizado na indústria," disse Rob Devlin, membro da equipe.

A solução foi encontrada no bem-conhecido dióxido de titânio, um material usado em uma variedade de aplicações, de tintas a protetores solares. O TiO2 foi usado para construir as nanoestruturas que formam o coração da metalente, uma única lente plana com grande abertura, o que significa que ela pode concentrar a luz em um ponto menor do que o comprimento de onda.

Quanto mais se concentra a luz, menor pode ser seu ponto focal, o que aumenta a resolução da imagem.
O protótipo consegue fazer um foco melhor do que qualquer lente comercial estado-da-arte, tipicamente milhares de vezes mais grossas.


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lente-plana-focaliza-luz-visivel-enxergar-alem-luz&id=010160160603#.V2_sKY67NuU

Postado por Hadson Bastos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used

Cerque-se de pessoas melhores do que você

by   Guilherme   on   6 de abril de 2015   in   Amigos ,  Valores Reais A vida é feita de  relações . Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um  legado útil  para os que vivem e os que ainda irão nascer. E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara  estritamente familiar  quanto na de  trabalho e negócios , pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza. Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir  alto grau de conhe