Pular para o conteúdo principal

Mais de 100 prêmios Nobel se unem em manifesto pró-transgênicos

Em movimento inédito, diversos ganhadores do Prêmio Nobel se organizaram para manifestar publicamente apoio aos transgênicos e pedir ao Greenpeace que reveja seu posicionamento contrário aos organismos geneticamente modificados (OGM). O anúncio ocorreu hoje (30/6), pela manhã, em evento realizado em Washington, nos Estados Unidos.
Até o momento, 110 laureados com o Nobel assinaram o documento, que está disponível no site criado para a ação: Support Precision Agriculture. A expectativa é de que outros vencedores do prêmio possam aderir, de acordo com os organizadres do movimento, o diretor científico da New England Biolabs, Richard Roberts, e o ganhador do Nobel de Medicina em 1993, Phillip Sharp.
manifesto pede que o Greenpeace e seus apoiadores “reexaminem a experiência de agricultores e consumidores em todo o mundo com lavouras e alimentos modificados por meio da biotecnologia, reconheçam os pareceres da comunidade científica e das agências reguladoras e abandonem a campanha contra os OGM em geral, principalmente contra o arroz dourado”. A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Ph.D em Ciências Biológicas, Adriana Brondani, apoia iniciativa. “Ao longo de 20 anos de adoção e consumo global de transgênicos, período em que esses produtos foram rigorosamente testados, jamais houve registro de qualquer prejuízo que esses alimentos tenham causado à saúde humana, animal ou ao meio ambiente”.
O arroz dourado ganhou esse nome graças à sua coloração amarelada, resultado da modificação genética que lhe rendeu níveis maiores de betacaroteno, fonte de vitamina A. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 250 milhões de pessoas sofrem de doenças ocasionadas pela deficiência de vitamina A, incluindo 40% das crianças menores de 5 anos que vivem em países em desenvolvimento. Com base em estatísticas da UNICEF, cerca de dois milhões de mortes evitáveis ocorrem anualmente como resultado da falta desse nutriente, que compromete o sistema imunológico. As principais regiões atingidas são África e Sudeste Asiático. O arroz dourado tem potencial para reduzir ou eliminar grande parte das mortes e doenças causadas por uma deficiência de vitamina A.
“Nós somos pesquisadores, entendemos a lógica da ciência. É fácil perceber que o Greenpeace faz algo danoso e anticientífico ao assustar as pessoas”, afirmou Richard Roberts, em entrevista ao “Washington Post”. Endereçada também à Organização das Nações Unidas (ONU) e aos governos de todo o mundo, a carta reforça ainda que a comunidade científica e agências reguladoras têm reconhecido repetidamente que os alimentos melhorados pela biotecnologia são tão seguros quanto os desenvolvidos por meio de outros métodos. O mais recente exemplo disso é o da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos que, em maio deste ano, reafirmou que os transgênicos são seguros para a alimentação humana, animal e para o meio ambiente.
Fonte: Redação CIB, 30 de junho de 2016
Fonte: http://cib.org.br/em-dia-com-a-ciencia/mais-de-100-premios-nobel-se-unem-em-manifesto-pro-transgenicos/
Postado por David Araripe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used

Cerque-se de pessoas melhores do que você

by   Guilherme   on   6 de abril de 2015   in   Amigos ,  Valores Reais A vida é feita de  relações . Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um  legado útil  para os que vivem e os que ainda irão nascer. E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara  estritamente familiar  quanto na de  trabalho e negócios , pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza. Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir  alto grau de conhe