Pular para o conteúdo principal

Transístor de nanotubo supera mais modernos transistores de silício

Transístor orgânico
Engenheiros finalmente conseguiram fabricar os primeiros transistores de nanotubos de carbono que superam os transistores de silício estado da arte.
Os transistores de nanotubos de carbono alcançaram praticamente o dobro da corrente (1,9 vez) alcançada pelos transistores de silício.
"Este feito tem sido um sonho da nanotecnologia nos últimos 20 anos. Este avanço no desempenho dos transistores de nanotubos de carbono é um passo crítico rumo à exploração dos nanotubos de carbono nos circuitos lógicos, de comunicações de alta velocidade e em outras tecnologias da eletrônica de semicondutores," disse o professor Michael Arnold, da Universidade Wisconsin-Madison, nos EUA.
5x mais velocidade ou 5x menos energia
Os novos transistores são particularmente promissores para uso em sistemas de transmissão de dados sem fios, que requerem uma corrente forte fluindo através de uma área pequena.
Os protótipos fabricados pela equipe podem funcionar cinco vezes mais rápido ou usar cinco vezes menos energia do que os transistores de silício, de acordo com a extrapolação feita pela equipe a partir de medições dos nanotubos individuais.
Além disso, a dimensão minúscula do nanotubo permite chavear rapidamente o sinal que passa por ele, o que deve levar a ganhos substanciais na largura de banda dos dispositivos de comunicação sem fio.
Nanotubos metálicos e nanotubos semicondutores
Embora há muito se saiba que os transistores de nanotubos são promissores - na verdade já foram criados até transistores quânticos de nanotubos - tem sido difícil isolar os nanotubos de carbono, que saem do forno em versões metálicas e semicondutoras misturadas - os metálicos funcionam como um fio, dando curtos-circuitos em qualquer coisa que se tente construir.
A equipe desenvolveu uma técnica que utiliza polímeros para ordenar seletivamente os nanotubos semicondutores, obtendo uma solução muito pura, com menos de 0,01% de nanotubos metálicos. Isto foi suficiente para construir os novos transistores e fazê-los funcionar de forma duradoura.

Bibliografia:

Quasi-ballistic carbon nanotube array transistors with current density exceeding Si and GaAs
Gerald J. Brady, Austin J. Way, Nathaniel S. Safron, Harold T. Evensen, Padma Gopalan, Michael S. Arnold
Science Advances
Vol.: 2, no. 9, e1601240
DOI: 10.1126/sciadv.1601240
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transistor-nanotubo-supera-mais-modernos-transistores-silicio&id=010110161004#.V_REYvkrLIV
Postado por David Araripe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...

Ferramenta na internet corrige distorções do mapa-múndi

Tamanho do Brasil em relação aos países europeus (Google/Reprodução) Com ajuda da tecnologia digital, é possível comparar no mapa o real tamanho de nações e continentes Os países do mundo não são do tamanho que você imagina. Isso porque é quase inviável imprimir nos mapas, planos, em 2D, as reais proporções das nações e dos continentes. Mas agora, com a ajuda da tecnologia moderna, as distorções do mapa-múndi podem ser solucionadas. É exatamente o que faz o site The True Size Of (em inglês, ‘o verdadeiro tamanho de’). Ao entrar na plataforma é possível verificar o real tamanho de um país, comparando-o com qualquer outro do planeta. Por exemplo, o Brasil sozinho é maior que mais de vinte países da Europa juntos (confira na imagem acima). Por que é distorcido? O primeiro mapa-múndi retratado como conhecemos é do alemão Martin Waldseemüller, feito em 1507, 15 anos depois dos europeus chegarem à América com Cristóvão Colombo em 1492. Na projeção, observa-se uma África muito maior...