Projeto (esquerda) e protótipo (direita) do microscópio de código livre. [Imagem: NeuBtracker/Divulgação] |
Hardware livre
Uma equipe do Centro Helmholtz e da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, divulgou o projeto de código livre de um novo tipo de microscópio.
O NeuBtracker é um microscópio de software e hardware livres que consegue observar as atividades neuronais de pequenos peixes comumente usados em experimentos de neurociências sem perturbar o comportamento dos animais, o que permite obter resultados mais fiéis.
Segundo Panagiotis Symvoulidis e seus colegas, isto abre oportunidades totalmente novas de pesquisas porque torna possível observar o comportamento natural das cobaias e, simultaneamente, fotografar seus neurônios em ação e registrar a atividade do cérebro do animal.
Para isso, o microscópio é equipado com duas câmeras: uma filma o comportamento do animal, enquanto a outra permanece apontada automaticamente para a cabeça transparente do peixe, visualizando seu cérebro por meio de corantes fluorescentes.
"Nós agora podemos finalmente observar os efeitos de substâncias fisiologicamente ativas simultaneamente sobre o comportamento e sobre a atividade cerebral," disse Symvoulidis. "A expressão seletiva das proteínas fluorescentes nos permite detectar a atividade de neurônios individuais."
"Consequentemente, podemos ver exatamente quais áreas do cérebro ficam ativas durante comportamentos específicos," completou a professora Antonella Lauri.
Todas as instruções para a construção do microscópio, incluindo projeto e lista de componentes, podem ser obtidas no endereço http://neubtracker.org.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microscopio-codigo-aberto&id=010165171004
Postado por David Araripe
Comentários
Postar um comentário