by on 6 de abril de 2015 in Amigos, Valores Reais
A vida é feita de relações. Nenhuma pessoa é uma ilha. Fomos concebidos para evoluir, não apenas do ponto-de-vista coletivo, como componentes da raça humana, cuja inteligência vai se aprimorando com o decorrer dos séculos; mas principalmente da perspectiva individual, como seres viventes que precisam uns dos outros para crescer, se desenvolver e deixar um legado útil para os que vivem e os que ainda irão nascer.
E, para tirar o máximo proveito do que a vida tem a nos oferecer, é preciso criar uma rede – ou várias redes – de relacionamentos saudáveis, tanto na seara estritamente familiar quanto na de trabalho e negócios, pois são nessas redes que nos apoiamos e buscamos solução para a cura de nossos problemas, conquista de nossas metas pessoais e profissionais, e o conforto em momentos de aflição e tristeza.
Por isso, se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas adquirir alto grau de conhecimento em sua área de atuação, ter múltiplas habilidades intelectuais ou fortalecer seu corpo físico e emocional. É preciso mais, é preciso se cercar de pessoas que são melhores do que você, a fim de que você próprio(a) aprenda com elas, as imite em suas qualidades e se torne, você próprio(a), um referencial para outras pessoas que talvez se espelhem em você para melhorar a vida deles.
Você já reparou como é ruim conversar e conviver com pessoas negativas e que só reclamam da vida 99% do tempo? Basta olhar para a vida delas para perceber que elas entraram num círculo vicioso, pois, por não conseguirem muita coisa na vida, acabam culpando os outros pela situação em que se encontram. E essa energia negativa é contagiante e paralisante, pois inibe quem está ao seu redor de sequer dar conselhos ou orientações para esses “pessimistas de plantão”, os quais recusam qualquer tipo de aconselhamento.
O resultado disso tudo é que, justamente por não agirem, em função de sua inércia, essas pessoas acabam gastando seu precioso tempo espalhando negatividade por onde passam. Você certamente conhece pessoas assim, que podem estar infiltradas em seu grupo familiar, de amigos, ou de trabalho. E é péssimo ter que lidar com esse tipo de situação, pois você sabe que desse tipo de convivência você não extrai quase nada de positivo.
Por outro lado, você já reparou como é contagiante estar ao lado de pessoas de sucesso, que vivem ou viveram uma vida cheia de vitórias, seja na vida profissional – consolidando empresas, fazendo trabalhos de excelência em sua área de atuação, resolvendo problemas aparentemente insolúveis etc. -, seja na vida pessoal, vencendo doenças, superando traumas ou construindo famílias bem estruturadas?
Eu simplesmente adoro estar ao lado desse último tipo de pessoas, pois, em 99% dos casos, são pessoas que vivenciaram situações muito complicadas na vida (muito mais complicadas do que a minha), mas, graças a muito esforço, dedicação, disciplina e força de vontade, deram a volta por cima e são reconhecidas, por onde passam, como referenciais de algo tipo. Como exemplos.
Assim, “pessoas melhores do que você”, no contexto desse artigo, são pessoas que possuem alguma qualidade que você ainda não possui, mas almeja possuir. Pode ser que você queira ser um pai melhor, então quer se espelhar em colegas que você considera que são melhores nessa “profissão” de pai. Pode ser que você esteja estudando para um concurso, e quer imitar as táticas e técnicas daquele seu colega que já conseguiu a aprovação. Pode ser aquele aposentado(a) do mercado financeiro ou de outra profissão não financeira, que construiu uma sólida carteira de investimentos ou um bom legado material e imaterial, que você pretende imitar para também ter uma vida pós-aposentadoria tranquila.
Pode ser aquele rapaz que economiza, poupa, investe e vive muito bem, e você se pergunta como isso é possível, pois deseja também ter um padrão de conduta financeira semelhante. Ou pode ser simplesmente aquela pessoa que, por onde passa, irradia energia e consegue se relacionar bem até com desconhecidos, e você anseie por ter também esse tipo de qualidade, que considera indispensável possuir, seja lá por qual motivo.
São nessas pessoas que você deve “colar”, pois elas ensinam e inspiram apenas pelo exemplo.
“A palavra ensina, mas o exemplo arrasta”.
Mantenha contato constante com elas. Converse com elas. Troque emails constantemente. Leia o que elas escrevem (ou escreveram), adquira o produto que elas criaram ou o serviço que elas prestam, ouça o que elas dizem, veja o que elas fazem (ou fizeram).
O ser humano, por algum mecanismo neurobiológico ainda não completamente esclarecido, aprende muito por imitação, e isso não ocorre apenas na infância, mas se prolonga por toda a idade adulta e o resto da vida da pessoa. Temos circuitos cerebrais especialmente criados para desenvolver a aprendizagem por imitação. Logo, tire proveito dessa função biológica especialíssima que existe dentro de você para melhorar a sua própria vida: crie um ambiente onde você possa estar em constante contato com pessoas que são melhores do que você.
Nunca desperdice a oportunidade de aprender mais com pessoas assim, principalmente com pessoas que têm mais idade do que você, pois a experiência acumulada por essas pessoas transmitem valiosas lições de sabedoria que ultrapassam as fronteiras do tempo e não têm data de validade. São lições de vida atemporais e perenes.
Essa simples atitude de se cercar de pessoas melhores fará com que sua vida dê um salto de qualidade, pois é impossível não aprender pelo (bom) exemplo.
Enviado por Cornevile Correia Neto
Postado por Hadson Bastos
Comentários
Postar um comentário