Pular para o conteúdo principal

Material "inventado" pelo homem é encontrado na natureza

A natureza fez primeiro
Entre os chamados novos materiais, um dos mais quentes - mais promissores e mais pesquisados - é uma classe de sólidos porosos conhecidos comoestruturas metal-orgânicas, ou MOFs (metal-organic frameworks).
Esses materiais artificiais foram sintetizados em laboratório na década de 1990. Hoje, pesquisadores de todo o mundo estão explorando seu uso como esponjas moleculares para aplicações como armazenamento de hidrogêniosequestro de carbono e novas formas de geração de energia fotovoltaica.
Agora, uma descoberta surpreendente, feita por mineralogistas do Canadá e da Rússia, revelou que os MOFs não são exatamente uma novidade trazida à existência pela mão do homem: eles existem na natureza, na forma de minerais encontrados em uma mina de carvão da Sibéria.
"A descoberta muda completamente a visão normal destes materiais altamente populares como sólidos unicamente artificiais e 'projetados'," afirmou o professor Tomislav Friscic, da Universidade McGill, no Canadá.
"Isso levanta a possibilidade de que possa haver outros minerais MOF mais abundantes por aí," acrescentou.
Natureza recriada
Os minerais naturalmente ultraporosos são a estepanovita e a zhemchuzhnikovita. Eles foram encontrados pela primeira vez na Rússia entre os anos 1940 e 1960, mas sua estrutura não era bem conhecida, tendo sido publicada apenas em uma revista científica russa de pouca circulação.
Tudo começou a mudar quando Igor Huskic decidiu pegar a descrição disponível e recriar os minerais em laboratório. O resultado foi uma estrutura metal-orgânica exatamente como tantas outras sintetizadas ao longo dos últimos anos.
Mas a MOF natural só foi oficialmente reconhecida depois que a equipe conseguiu amostras originais dos dois minerais raros, encontrados no século passado na mina de carvão siberiana. Com isto foi possível refazer os estudos e publicar as estruturas cristalinas dos minerais com precisão.
Ultraporosos
A estepanovita e a zhemchuzhnikovita têm a elaborada estrutura em forma de favo de mel dos MOFs, caracterizada por uma porosidade extrema em nível molecular, o que dá ao material uma área superficial imbatível.
Contudo, os dois minerais não pertencem à classe das "melhores" variedades de MOFs atualmente sendo pesquisadas, aquelas que estão sendo desenvolvidas para uso em armazenamento de hidrogênio e sequestro de carbono.
Com isto, a equipe está agora ampliando suas pesquisas para determinar se outros minerais mais abundantes têm estruturas porosas que poderiam torná-los adequados para esses usos mais nobres.
"Se os cientistas tivessem sido capazes de determinar estas estruturas na década de 1960, o desenvolvimento dos materiais MOF poderia ter sido acelerado em 30 anos," disse Friscic.

Postado por David Araripe
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=material-inventado-pelo-homem-encontrado-natureza&id=010160160809

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...

Two new proteins connected to plant development discovered by scientists

The discovery in the model plant Arabidopsis of two new proteins, RICE1 and RICE2, could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, and ultimately to improve agricultural productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. Credit: Graphic courtesy of Dr. Xiuren Zhang, Texas A&M AgriLife Research The discovery of two new proteins could lead to better ways to regulate plant structure and the ability to resist crop stresses such as drought, thus improving agriculture productivity, according to researchers at Texas A&M AgriLife Research. The two proteins, named RICE1 and RICE2, are described in the May issue of the journal eLife, based on the work of Dr. Xiuren Zhang, AgriLife Research biochemist in College Station. Zhang explained that DNA contains all the information needed to build a body, and molecules of RNA take that how-to information to the sites in the cell where they can be used...

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...