Pular para o conteúdo principal

Mais dois professores da UFC são eleitos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências

Mais dois professores da Universidade Federal do Ceará passam a integrar o seleto quadro de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Os professores Pierre Basílio Almeida Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, e Roberto César Pereira Lima Júnior, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, foram eleitos para compor o quadro de afiliados da ABC na Região Nordeste e Espírito Santo. O resultado foi divulgado na quinta-feira (20).
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e membro titular da ABC, Antonio Gomes, isso mostra que a Universidade vem se destacando na categoria de afiliados. "Com o resultado divulgado, a UFC contabiliza 19 membros afiliados, dos 52 até então eleitos na Região Nordeste e Espírito Santo. É muito significativo para a Instituição esse resultado, porque são jovens pesquisadores que tem atuação destacada em suas áreas e serão lideranças científicas no futuro", ressalta.
Os membros afiliados são pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade que integram o quadro da ABC por um período de cinco anos. Os docentes eleitos tomarão posse em 2019.
NOVOS MEMBROS – Professor de Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, Roberto César Pereira Lima Júnior é graduado em Farmácia (2003) e possui mestrado (2003) e doutorado (2008) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. É pós-doutor pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Coordena o Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (LAFICA-UFC) e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.
"Recebi a notícia com grande emoção. Nosso nome atingindo esse patamar só engrandece nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo", afirma o Prof. Roberto César, destacando ainda o legado do Prof. Ronaldo Ribeiro, um dos fundadores do LAFICA, que o inspirou na trajetória acadêmica e profissional.
Imagem: O Prof. Pierre Basílio Almeida Fechine atua no Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC (Foto: Divulgação)
Felicidade e emoção também foram as palavras do professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC Pierre Basílio Almeida Fechine. Licenciado (2001) e bacharel (2002) em Química pela UFC, tem mestrado (2004) e doutorado (2008) em Química Inorgânica pela mesma instituição. É pós-doutor (2014-2015) em Engenharia de Cristais pela University of Limerick (Irlanda) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.

"É uma honra e fico muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Sinto-me lisonjeado em ser escolhido entre tantos outros professores extremamente capacitados que a Universidade possui", comemorou.
Além dos dois docentes, foram eleitos ainda como membros afiliados da Região Nordeste e Espírito Santo: Bartolomeu Cruz Viana Neto, que cursou graduação, mestrado e doutorado em Física na UFC e atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Felipe Bohn e Luiz Felipe Cavalcanti Pereira, docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
No início deste mês, os professores Manoel Odorico de Moraes, da Faculdade de Medicina, e José Soares de Andrade Júnior, do Departamento de Física, foram anunciados como novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências, categoria que tem assento vitalício na ABC.
Parabéns a ambos os professores escolhidos, em especial ao prof. Pierre, que é apadrinhado do BioMol-Lab.
Postado por Cláudio H. Dahne (Ciências Biológicas - UFC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fármaco brasileiro aprovado nos Estados Unidos

  Em fotomicrografia, um macho de Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose CDC/G. Healy A agência que regula a produção de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, concedeu o status de orphan drug para o fármaco imunomodulador P-Mapa, desenvolvido pela rede de pesquisa Farmabrasilis, para uso no tratamento de esquistossomose.  A concessão desse status é uma forma de o governo norte-americano incentivar o desenvolvimento de medicamentos para doenças com mercado restrito, com uma prevalência de até 200 mil pessoas nos Estados Unidos, embora em outros países possa ser maior. Globalmente, a esquistossomose é uma das principais doenças negligenciadas, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 7 milhões no Brasil.  Entre outros benefícios, o status de orphan drug confere facilidades para a realização de ensaios clínicos, após os quais, se bem-sucedidos, o fármaco poderá ser registrado e distribuído nos Estados Unidos, no Brasil e em outro...

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha

Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil  A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...

Ferramenta na internet corrige distorções do mapa-múndi

Tamanho do Brasil em relação aos países europeus (Google/Reprodução) Com ajuda da tecnologia digital, é possível comparar no mapa o real tamanho de nações e continentes Os países do mundo não são do tamanho que você imagina. Isso porque é quase inviável imprimir nos mapas, planos, em 2D, as reais proporções das nações e dos continentes. Mas agora, com a ajuda da tecnologia moderna, as distorções do mapa-múndi podem ser solucionadas. É exatamente o que faz o site The True Size Of (em inglês, ‘o verdadeiro tamanho de’). Ao entrar na plataforma é possível verificar o real tamanho de um país, comparando-o com qualquer outro do planeta. Por exemplo, o Brasil sozinho é maior que mais de vinte países da Europa juntos (confira na imagem acima). Por que é distorcido? O primeiro mapa-múndi retratado como conhecemos é do alemão Martin Waldseemüller, feito em 1507, 15 anos depois dos europeus chegarem à América com Cristóvão Colombo em 1492. Na projeção, observa-se uma África muito maior...