As linhas de pesquisa do EPQB são: Alimentos; Biotecnologia; Catálise, Cinética e Reatores; Controle, Instrumentação e Segurança de Processos; Energia; Fenômenos de Transporte e Processos de Separação; Gestão e Inovação Tecnológica; Materiais; Modelagem, Simulação e Otimização de Processos; Tecnologia Ambiental; Tecnologia Química; Termodinâmica, Modelagem e Simulação Molecular.
Os critérios de avaliação serão baseados em: 1) Adequação do CV e do projeto de pesquisa aos objetivos do PNPD/CAPES; 2) Produtividade em termos de artigos em periódicos com fator de impacto, segundo o Journal Citation Reports (JCR); 3) Os projetos apresentados deverão estar vinculados a um professor (ou a um grupo de professores) do EPQB, que será o responsável pela supervisão do referido projeto.
Os candidatos devem se inscrever até às 15h do dia 10/01/2019 na secretaria do Programa EPQB, entregando os seguintes documentos: a) CV Lattes do candidato; b) Projeto de pesquisa, com plano de trabalho para o período da bolsa (5 anos); c) Carta do supervisor, que deve ser professor permanente do EPQB.
Leia, também, a resolução 03/2016 do EPQB (disponível em Regulamento, Resoluções do EPQB) e a Portaria CAPES nº 086 de 03/07/2013, com regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado:
https://www.capes.gov.br/images/stories/download/ legislacao/Portaria_86_2013_ Regulamento_PNPD.pdf
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS E A EQUAÇÃO DE ARRHENIUS por Carlos Bravo Diaz, Universidade de Vigo, Espanha
Traduzido por Natanael F. França Rocha, Florianópolis, Brasil A conservação de alimentos sempre foi uma das principais preocupações do ser humano. Conhecemos, já há bastante tempo, formas de armazenar cereais e também a utilização de azeite para evitar o contato do alimento com o oxigênio do ar e minimizar sua oxidação. Neste blog, podemos encontrar diversos ensaios sobre os métodos tradicionais de conservação de alimentos. Com o passar do tempo, os alimentos sofrem alterações que resultam em variações em diferentes parâmetros que vão definir sua "qualidade". Por exemplo, podem sofrer reações químicas (oxidação lipídica, Maillard, etc.) e bioquímicas (escurecimento enzimático, lipólise, etc.), microbianas (que podem ser úteis, por exemplo a fermentação, ou indesejáveis caso haja crescimento de agentes patogênicos) e por alterações físicas (coalescência, agregação, etc.). Vamos observar agora a tabela abaixo sobre a conservação de alimentos. Por que usamo...
Comentários
Postar um comentário