O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher (1844-1895),mas, até então, não se conhecia a estrutura tridimensional do DNA e nem como poderia ser sua configuração molecular.
Os responsáveis por esta descoberta foram Francis Harry Compton Crick (físico pela University College, de Londres, Inglaterra) e James Dewey Watson (Ph.D. em zoologia pela Universidade de Indiana, em Bloomington, Estados Unidos) que se conheceram no ano de 1951, em Nápoles, sul da Itália, em um congresso internacional sobre a estrutura de moléculas encontradas em células vivas. Além disso, foi de fundamental importância a participação de Rosalind Franklin. Voltando para a Inglaterra, juntou-se a equipe de biofísicos do King's College Medical Research Council (1951) e com Raymond Gosling no laboratório de biofísica do britânico Maurice Wilkins, e iniciou a aplicação de estudos com difração dos raios-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Depois de fotografar o padrão de difração de raios-x criado pelas colisões com átomos dentro do cristal, foi possível determinar a estrutura da molécula. O trabalho da Dra. Franklin, particularmente, a "Foto 51", foi utilizado para determinar corretamente a estrutura e função do DNA. As fotografias foram material de análise para o bioquímico norte-americano James Dewey Watson e britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick confirmarem a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA, dando-lhes o Nobel de Fisiologia e Medicina no ano de 1962. Rosalind morreu de câncer aos 37 anos, em 1958.
Dois anos após essa parceria , Watson e Crick apresentaram uma das mais importantes descobertas das ciências biológicas, um modelo da dupla hélice para a molécula de DNA. Através de estudos de difração de raios X, Watson e Crick revelaram que a molécula de DNA é um composto formado por duas longas cadeias paralelas, constituídas por nucleotídeos dispostos em sequência, em hélice ao redor de um eixo imaginário, girando para a direita. Esse modelo lhes rendeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, tornando-os dois dos cientistas mais importantes da história moderna. Esta descoberta foi o início de um amplo avanço no diagnóstico de doenças genéticas e doenças raras, permitindo a introdução de diversas metodologias laboratoriais, tal como o Sequenciamento de Genes e painéis.
Em 25 de abril de 1953, Watson e Crick publicaram seus resultados em uma edição da revista científica Nature e com isso comemoramos o dia mundial da descoberta da dupla hélice de DNA nesta data!
FONTES: https://dle.com.br/exames/biologia-molecular-genetica-humana/739 e https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosalind_Franklin
Postado por Cláudio H. Dahne
Comentários
Postar um comentário