O que é a 'blobologia', técnica revolucionária que permite capturar em vídeo o funcionamento das células
Pallab GhoshBBC News
UCSF CHIMERA/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Imagem de vírus visto por meio de um microscópio eletrônico
Vídeos com detalhes espetaculares obtidos por meio de um microscópio inovador estão provocando uma revolução na biologia, segundo cientistas.
A técnica já foi chamada de "blobologia" porque suas imagens tinham limitações na resolução. Mas agora está sendo usada para criar vídeos sobre o funcionamento interno do corpo em um nível de detalhe nunca antes visto.Essa nova visão do corpo provavelmente vai acelerar o desenvolvimento de remédios mais eficazes para demência e infecções.
De acordo com biofísico Peter Rosenthal, do Francis Crick Institute em Londres, há uma grande expectativa em relação ao potencial dessa tecnologia.
"Essa é a novidade mais quente na pesquisa biológica", disse ele à BBC News.
"Isso tem sido descrito como uma 'revolução na resolução'. Há um crescimento exponencial no número de novas imagens e mapas 3D sendo produzidos e os pesquisadores querem ser treinados para fazer isso."
MARTIN HÖGBOM/NOBEL PRIZE ORGANIZATION
De uma imagem em baixa resolução (até 2013, à esquerda), a técnica passou para a visualização de moléculas com resolução atômica (atualmente, à direita)
Mas essa técnica, chamada microscopia crio-eletrônica, ou crio-ME, já foi tratada com muitas reservas.
Ela foi vista como uma "alternativa maluca" a outras técnicas durante décadas. Isso porque as imagens resultantes eram uma espécie de manchas ou bolhas (blobs, em inglês) - daí o nome "blobologia" cunhado pelos críticos.
Com o tempo, no entanto, os cientistas refinaram a crio-ME, a ponto de ganhar o Prêmio Nobel de Química em 2017. Foi crucial o conjunto de melhorias na tecnologia de câmera, processamento de imagem, computação e redução de custo. Isso transformou a "blobologia" em "ultra-definição-3D-videologia".
CRICK INSTITUTE
Nova visualização em 3D do vírus da gripe feita por cryo-EM. Compare com a imagem abaixo, feita a partir da cristalografia de raios-X
KENNETH EWARD/BIOGRAFX/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Imagem do vírus da gripe feita por cristalografia de raios-X
Os vídeos estão mostrando aos pesquisadores o que realmente acontece nas células e abrindo caminho para o desenvolvimento de melhores remédios para doenças infecciosas.
Isso inclui condições que são difíceis de tratar, como gripe e HIV/Aids. Também há perspectivas para tratamentos de doenças como Alzheimer e Parkinson.
De acordo com Rosenthal, "é como ver como todas as diferentes partes de uma orquestra tocam para formar uma música. Podemos aprender, em detalhes, como os processos nas células funcionam e o que acontece quando algo dá errado e causa doenças."
Para ver alguns exemplos e vídeos acesse o link https://www.bbc.com/portuguese/geral-49438719
Fonte: BBC
Postado por: Kyria :)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário