Dos tocadores de CD aos instrumentos cirúrgicos e astronômicos, os lasers tornaram-se a base de uma multiplicidade de tecnologias desde que foram inventados, há pouco mais de 50 anos.
Agora, pesquisadores da França e da Hungria inventaram uma maneira de imprimir lasers que é tão barata, fácil e eficiente que eles acreditam que o núcleo do laser pode ser descartado após cada utilização.
"O baixo custo e a facilidade de fabricação dos chips de laser são os aspectos mais significativos dos nossos resultados," disse o professor Sébastien Sanaur, da Escola Nacional Superior de Minas, na França, que orientou o estudante húngaro Oussama Mhibik na criação do laser descartável.
Laser orgânicos
Os chips a que o pesquisador se refere são lasers orgânicos, que amplificam a luz usando materiais à base de carbono. Lasers orgânicos ainda não são tão comuns quanto os lasers inorgânicos, como os encontrados em ponteiras a laser, tocadores de DVD e mouses ópticos, mas eles oferecem vantagens, como um alto rendimento na conversão fotônica, facilidade de fabricação, baixo custo e uma ampla gama de comprimentos de onda, ou cores.
Na verdade, um dos grandes obstáculos à disseminação do uso dos lasers orgânicos é o fato de que eles degradam de forma relativamente rápida - mas esse obstáculo pode ser simplesmente contornado se os lasers forem tão baratos que possam ser jogados fora e substituídos quando começarem a ficar fracos.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laser-descartavel&id=010115160504
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laser-descartavel&id=010115160504
Comentários
Postar um comentário